Conheça os Benefícios e Para Que Serve o Chá Branco

Apesar de o chá ser a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água, existem muitas ervas desconhecidas pela maioria da população ou que simplesmente não tenham todos os seus efeitos comprovados ainda.

Desde que o chá verde ficou mundialmente conhecido pelo seu poder emagrecedor, a procura cresceu e muitos são adeptos da bebida diariamente, já que ele ajuda a acelerar o metabolismo e a queimar calorias, porém um pouco tempo depois veio a notícia de outro chá, que era 10 vezes mais potente que o chá verde, o chá branco.

É importante prestar atenção na quantidade diária recomendada para evitar os efeitos colaterais, e verificar quais são as suas contraindicações, apesar dos chás serem produtos naturais eles podem causar grandes efeitos no seu organismo. Confira abaixo os benefícios do chá branco e para que serve o chá branco.

Benefícios do chá Branco e para que serve o chá branco

Previne o envelhecimento precoce

O chá branco possui uma quantidade maior de antioxidantes quando comparado ao chá verde, e por isso, ele pode prevenir o envelhecimento precoce, melhorar a aparência da pele e cabelo.

Além disso, o antioxidante ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e pode prevenir o câncer.

Evita a proliferação de bactérias

O chá branco ajuda a reduzir as chances de contrair uma infecção, além de ajudar a evitar a proliferação de bactérias e fungos.

Previne doenças cardiovasculares

Por possuir uma grande quantidade de flavonóides (também conhecido como bioflavonóides), o chá branco reduz a chance de desenvolver doenças cardiovasculares e ataques cardíacos. Além disso, aumentam a força e a integridade dos vasos sanguíneos, diminui o risco de problemas nos vasos sanguíneos e protegem moléculas de colesterol de oxigênio.

Previne o Alzheimer

O chá branco protege as células nervosas e acelera o processo de regeneração do nervo, assim como aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro , que além de ajudar a funcionar melhor, previne doenças como o mal de Alzheimer.

Reduz os efeitos e previne a Diabetes

Além de prevenir, o chá branco também ajuda a reduzir os sintomas da Diabetes, já que aliviam a polidipsia, reduz os níveis de glicose no plasma e aumenta a secreção de insulina.

Ajuda na perda de peso

Assim como o chá verde, o chá branco é conhecido por ajudar as pessoas a eliminar os quilos extras. Isso porque o consumo do chá branco inibe a formação de células de gordura, além de diminuir o ciclo de vida dessas células e quebrar as já existentes.

Além disso, o chá branco tem poder de estimular o metabolismo, e fazer com que ele trabalhe mais rápido, evitando o ganho de peso.

Melhora a saúde bucal

O chá branco possui propriedades de polifenóis, taninos e flavonoides, que inibem o crescimento bactérias desagradáveis que causam a placa dentária, além de reduzir as chances do surgimento de cáries, já que possui flúor.

Melhora e fortalece os ossos

Quando consumido regularmente, o chá branco aumenta a densidade óssea e ajuda a fortalecer os ossos.

Reduz a pressão arterial

Ao contrário do chá verde, o chá branco ajuda a reduzir a pressão arterial, já que ajuda a melhorar o bom funcionamento das artérias. Além disso, promove a saúde dos vasos sanguíneos, que faz com que as chances de um acidente vascular cerebral ocorra.

Melhora o humor

O chá branco possui um aminoácido chamado L-teanina que age no cérebro e possibilita o aumento dos níveis de ácido gamaaminobutírico (GABA), dopamina e serotonina, neurotransmissores que estão relacionados com a sensação de relaxamento e bem-estar, melhorando o humor.

Protege a visão

O chá branco possui catequinas, que tem ação antioxidante, reduzindo a oxidação da retina e prevenindo doenças degenerativas que comprometem a visão.

Outras vantagens

Previne artrite;

Previne a osteoporose;

Protege a pele dos efeitos nocivos do sol;

Atua como antigripal;

Reduz o apetite;

Melhora o hálito;

Antiviral;

Fortalece o sistema imunológico;

Anti-inflamatório;

Diurético, o que faz com que reduza a retenção de líquidos;

Hipoglicemiante;

Possui vitamina B, C e K;

Previne o mal de Parkinson.

Contraindicações

Apesar de conter menos cafeína que o chá verde, o chá branco ainda não é recomendado para pacientes hipertensos, com úlceras gástricas, insônia, diabetes, gestantes ou mulheres que estejam amamentando e crianças.

Assim como no chá verde, as contraindicações do chá branco ocorrem devido à sua concentração de cafeína, portanto se você possui alguma reação adversa a esse ingrediente evite consumir o chá.

Em qualquer caso desse grupo de pessoas, o consumo só é liberado se o médico for consultado e verificar a possibilidade de o chá não interferir na qualidade de vida do paciente. Mas lembre-se que o consumo deve ser feito com cautela e não deve ultrapassar a quantidade recomendada por dia.

Modo de fazer

Coloque 1 litro de água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar desligue o fogo e acrescente duas colheres de sopa rasas do chá branco.

Deixe abafado por 10 minutos e coe.

Espere amornar e beba.

O ideal é que o chá seja consumido sem adição de açúcar ou adoçante para que nenhuma das suas propriedades medicinais seja afetada. Além disso, o chá deve ser consumido no mesmo dia do preparo para que ele não perca nenhum benefício.

O recomendado é que o chá branco seja consumido até às 18 horas, pois ele possui cafeína, que pode atrapalhar o seu sono.

Tome o chá ao longo do dia, 30 minutos antes ou 2 horas depois das principais refeições (evite tomar o chá muito próximo das refeições, pois ele pode atrapalhar a absorção de nutrientes do seu corpo).

Efeitos Colaterais do chá Branco

O chá branco não causa efeitos colaterais, porém se ingerido em excesso pode apresentar alguns sintomas devido à presença de cafeína na sua composição, como dores de cabeça, insônia, palpitações e aceleração do ritmo cardíaco.

Caso surjam alguns desses sintomas, o ideal é suspender o consumo do chá e procurar atendimento médico.

Se ingerido nas quantidades diárias recomendadas, o chá branco dificilmente irá apresentar algum efeito colateral, portanto tenha atenção e cuidado ao ingerir a bebida.

Vale lembrar que apesar do chá branco ser um ótimo aliado na perda de peso, ele não é milagroso. É necessário mudanças na rotina, exercícios físicos regulares (pelos menos 3 vezes por semana, por 40 minutos), reduzir o consumo de alimentos embutidos e industrializados (salgadinhos, doces, refrigerantes), açúcar, frituras e incluir na alimentação frutas, verduras, sementes, legumes, vegetais e hortaliças. O chá é apenas um impulsionador, e pode ser um ótimo aliado no combate ao excesso de peso, mas é importante que tenha hábitos saudáveis para que a sua saúde não seja comprometida.

Receitas
 

Chá Branco com Limão

Coloque 1 litro de água para ferver e assim que levantar fervura (surgir as primeiras bolhas de ar), desligue o fogo e acrescente 2 colheres de sopa rasas de chá branco.

Deixe a infusão abafada por 5 minutos e coe.

Espere amornar e coloque o suco de 1 limão.

Misture bem e beba.

O ideal é que não seja adoçado, porém como o limão é muito ácido pode ser colocado um pouco de mel para que não fique tão azedo.

Lembre-se que o chá deve ser consumido no mesmo dia do preparo para que todas as suas propriedades sejam mantidas.

O limão é rico em vitamina C, ajuda a prevenir e tratar gripes, resfriados, coriza, tosses, além de melhorar a saúde da pele.

 

Chá Branco com Gengibre

Coloque 1 litro de água para ferver junto com 1 colher de sopa de gengibre picado e assim que levantar fervura (surgir as primeiras bolhas de ar), desligue o fogo e acrescente 2 colheres de sopa rasas de chá branco.

Deixe a infusão abafada por 10 minutos e coe.

Espere amornar e beba.

O gengibre é um alimento termogênico, que aumenta a temperatura corporal, ajudando a eliminar gordura. Além disso, o gengibre é um ótimo aliado na prevenção e tratamento de alergias, gripes e resfriados, alivia dores musculares, previne o câncer e reduz a pressão arterial.

 

Chá Branco com Hortelã

Coloque 1 litro de água para ferver e assim que levantar fervura (surgir as primeiras bolhas de ar), desligue o fogo e acrescente 2 colheres de sopa rasas de chá branco.

Deixe a infusão abafada por 5 minutos e coe.

Espere amornar e acrescente 1 colher de sopa rasa de hortelã.

A hortelã melhora a digestão, reduz as dores de cabeça e náuseas, melhora a disposição, fortalece o sistema imunológico e reduz o colesterol.

 

Chá Branco com Cavalinha

Coloque 1 litro de água para ferver e assim que levantar fervura (surgir as primeiras bolhas de ar), desligue o fogo e acrescente 2 colheres de sopa rasas de chá branco e 1 colher de sopa rasa de cavalinha.

Deixe a infusão abafada por 5 minutos e coe.

Espere amornar e beba.

A cavalinha é um diurético natural, previne e trata artrite, osteoporose, fortalece o cabelo e as unhas, tem propriedades anti-inflamatórias além de combater a flacidez e favorecer a queima de gordura localizada.

Ler 1384 vezes
Daiane

Olá, meninas e meninos. Atuo na área de beleza, saúde e bem estar há mais de 10 anos. Estou muito feliz por desenvolver esse projeto a respeito de emagrecimento para compartilhar minhas experiências, as de amigos e clientes com vocês. Por um período de minha vida tive muitos problemas com o excesso de peso, por este motivo adquiri muito conhecimento e sei o caminho do sucesso. Compilei esse conhecimento neste site para que você também atinja seus objetivos como eu atingi, porém com muito mais facilidade e agilidade. Beijinhos.

Entre para postar comentários