Conheça os Benefícios e para que serve o Chá de Amora

A procura por uma vida mais saudável cresce mais a cada dia, e mesmo com a correria do cotidiano existem algumas opções para melhorar a nossa qualidade de vida.

O consumo de chás existe há muitos séculos, e todos os dias são descobertas novas opções e sabores, que trazem benefícios diversos para o nosso organismo.

Existem chás que auxiliam o emagrecimento, que previnem doenças, que ajudam a tratar diferentes problemas de saúde, entre outros inúmeros benefícios. E um desses chás é o de Amora.

O chá de amora possui diversas propriedades terapêuticas que podem auxiliar a combater e tratar diversas doenças. Apesar do seu consumo ainda não ser tão conhecido, já existem diversas pesquisas que comprovam o seu efeito medicinal. Confira mais abaixo todos os benefícios do chá de amora e para que serve o chá de amora.

O importante é que o consumo seja feito de forma controlada, evitando excessos para que não haja nenhum malefício para o seu organismo.

Mesmo o chá sendo a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água, muitas pessoas o consomem sem saber realmente para que eles servem, e isso pode ser algo muito prejudicial, pois nem todos podem consumir todos os tipos de chá.

É importante sempre analisar os seus efeitos colaterais e suas contraindicações para evitar problemas de saúde, e apesar do chá de amora não possuir nenhum efeito colateral, o consumo deve ser feito com moderação, sempre respeitando a quantidade recomendada por dia. Abaixo segue alguns dos seus muitos benefícios e como o chá de amora pode contribuir ainda mais para a sua saúde.

Benefícios do chá de Amora e para que serve o chá de amora

Combate à diabetes e o colesterol ruim alto (LDL): O chá de amora ajuda a combater a diabetes e o colesterol alto, pois é rico em vitamina C. Além disso, a presença dessa vitamina ajudar a combater e tratar gripes, resfriados e fortalece o sistema imunológico.

Previne o envelhecimento precoce: Por ser um poderoso antioxidante, o chá de amora combate os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce e ajudando a manter a pele e cabelo hidratados.

Ajuda a eliminar os quilos extras: Muitas pessoas procuram chás que ajudam a emagrecer, e existem diversas opções que podem auxiliar, mas é importante lembrar que o chá é apenas um impulsionador desse processo, é imprescindível a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

Um desses chás é o da Folha de Amora, ele ajuda a aumentar a quantidade de gordura a ser eliminada e inibe o acúmulo de gordura no corpo. Além disso, o chá de amora ajuda a digestão e auxilia o bom funcionamento do intestino, o que irá melhorar a sensação de inchaço e mal estar.

Melhora a saúde dos ossos: O cálcio tem um papel fundamental na saúde dos nossos ossos, e a folha de amora possui 22 vezes mais cálcio que o leite, o que não só melhora a saúde dos ossos como previne a osteoporose.

Protege os rins e o fígado: O chá da folha de amora inibe o acúmulo de gordura e colesterol nesses órgãos, o que melhora o seu funcionamento e previne doenças.

Previne a Diabetes: A folha da amora possui a DNJ, que é inibidora da taxa de glicose com a liberação natural de insulina.

Regula o intestino: O chá de amora possui grandes quantidades de fibras alimentares, que facilitam o trânsito intestinal e melhoram a prisão de ventre. Além disso, mantém a flora intestinal em boas condições, já que diminui os bacilos nocivos sem afetar os benéficos.

Outras Vantagens

benefícios do chá de amora

Anti-inflamatório;

Previne o câncer;

Bactericida;

Previne a anemia;

Clareia a pele;

Reduz colesterol;

Melhora a circulação sanguínea;

Trata o ressecamento vaginal;

Previne doenças cardíacas;

Previne a calvície;

Combate a hipertensão;

Melhora sintomas da TPM e da Menopausa;

Previne dores de cabeça;

Previne inflamações;

Previne insônia;

Trata depressão;

Alterações de libido;

Melhora a memória;

É rica em sais minerais e proteínas;

Tem efeito laxativo, sedativo e refrescante;

Alivia dores de dente, eczemas, dermatoses e emoliente;

Ajuda e previne a Artrose, nervosismo e irritação;

Contraindicações

Todos os chás devem ser consumidos com cuidado e não devem ser ingeridas quantidades excessivas para evitar possíveis efeitos colaterais. O chá de amora, apesar de não ter nenhuma contraindicação, é recomendado que o consumo por gestantes, mulheres que estejam amamentando, pessoas que tomam algum remédio ou que tenham pressão baixa, consumam com atenção e com acompanhamento médico.

Modo de fazer

Coloque um litro de água para ferver, depois de levantar fervura adicione de três a cinco folhas de amora. Deixe a infusão por 5 minutos, abafada, depois basta coar e consumir. O ideal é que o chá seja consumido no mesmo dia do preparo para que sejam mantidas todas as propriedades terapêuticas do chá.

Evite acrescentar açúcar ou adoçante para que a bebida fique ainda mais saudável e contribua ainda mais para o seu bem estar. O ideal é consumir 4 xícaras de chá por dia, evite o consumo em excesso para prevenir os efeitos colaterais.

Efeitos colaterais do chá de Amora

Não foi comprovado nenhum efeito colateral do chá de amora, porém isso não significa que o seu consumo pode ser feito sem restrições. Como qualquer outro chá, o de amora deve ser consumido com cautela e respeitar a quantidade recomendada, que é de 3 a 4 xícaras de chá por dia, no máximo. E para potencializar seus efeitos prefira consumir o chá no mesmo dia do preparo, pois quando o chá é ingerido muitas horas após a sua preparação algumas propriedades podem ser perdidas.

Receitas

Chá de Amora com Hibisco

Coloque 1 litro de água para ferver, assim que levantar fervura desligue e acrescente 3 folhas frescas de amora ou 1 colher de sopa de folhas secas de amora. Acrescente a flor de hibisco, deixe abafado por 10 minutos e coe. Esse chá é considerado um poderoso detox, que auxilia o emagrecimento, elimina o inchaço, reduz a retenção de líquidos e ajuda a queimar aquelas gordurinhas localizadas. Evite utilizar açúcar ou adoçante para que nenhum efeito seja perdido.

O hibisco é rico em vitamina B1 e B2, reduz o colesterol ruim, controla a pressão arterial, é antioxidante e impede o armazenamento de gorduras.

Chá de Amora com Gengibre

Ferva 500 ml de água junto com 1 xícara de chá de folha de amora, deixe ferver por 30 minutos e adicione 2 colheres de sopa de gengibre ralado. Deixe descansar e quando estiver morno pode coar e beber.

O gengibre é um alimento termogênico, que aumenta a temperatura do corpo, acelera o metabolismo e promove a queima de gorduras no corpo. Além disso, o gengibre previne gripes, resfriados, alergias, alivia dores musculares e alivia náuseas e vômitos.

Chá de Amora com Hortelã

Coloque 500 ml de água filtrada para ferver com 2 colheres de sopa de amora, deixe ferver por 20 minutos. Desligue o fogo e acrescente 1 colher de chá de hortelã picada e deixe a infusão abafada por 10 minutos. Coe, espere amornar e beba. Evite utilizar açúcares e adoçantes para que todas as propriedades terapêuticas das ervas sejam mantidas.

A hortelã irá trazer um sabor mais marcante para o seu chá, além de ajudar a melhorar a digestão, melhorar doenças respiratórias, prevenir gripes e resfriados, melhorar a disposição e ajudar na perda de peso.

Chá de Amora com Chá Verde

Coloque 1 litro de água para ferver junto com 1 xícara de chá de amora, deixe ferver por 30 minutos e desligue o fogo. Acrescente 2 colheres de sopa de chá verde e deixe abafado por 10 minutos. Coe, espere amornar e beba.

O chá verde é um ótimo aliado na perda de peso, porém ele possui muita cafeína, então o ideal é que o consumo seja feito durante o dia, antes do final da tarde, para que não interfira na qualidade do seu sono. Além disso, o chá verde acelera o metabolismo, protege o organismo contra o câncer, previne o envelhecimento precoce, reduz o colesterol ruim e melhora a digestão.

A combinação de ervas pode ser uma ótima forma de aproveitar todas as propriedades das plantes e potencializar seus efeitos, porém antes de consumir essas combinações verifique todos os seus efeitos, suas contraindicações e seus efeitos colaterais. Essas combinações também são mais eficazes e potentes, portanto é recomendado consumir de forma controlada para que não ocorra nenhum malefício à sua saúde.

O chá de amora possui diversas propriedades medicinais para auxiliar o combate e o tratamento de diversas doenças, e diferente de muitos chás, ele pode ajudar no crescimento e no desenvolvimento da memória em crianças. O mais importante é cuidado e atenção na hora de consumir o chá, e lembre-se que o consumo do chá não deve ser feito no lugar da água.

Muitos chás tem efeito diurético, como é o caso do chá de amora, portanto é imprescindível que esteja bem hidratado para que o efeito do chá não traga nenhum malefício para o organismo.

Ler 6552 vezes
Daiane

Olá, meninas e meninos. Atuo na área de beleza, saúde e bem estar há mais de 10 anos. Estou muito feliz por desenvolver esse projeto a respeito de emagrecimento para compartilhar minhas experiências, as de amigos e clientes com vocês. Por um período de minha vida tive muitos problemas com o excesso de peso, por este motivo adquiri muito conhecimento e sei o caminho do sucesso. Compilei esse conhecimento neste site para que você também atinja seus objetivos como eu atingi, porém com muito mais facilidade e agilidade. Beijinhos.

Entre para postar comentários