Conheça os Benefícios e Para que Serve o Chá de Camomila

Todo mundo diz que o consumo regular de chá faz bem para a saúde e, em muitas dietas, diferentes tipos de chás estão presentes, na promessa de ajudar a eliminar a gordura localizada. E realmente muitos chás podem auxiliar nesse processo, assim como no tratamento e combate de diversas enfermidades.

Muitos chás tem os efeitos terapêuticos comprovados cientificamente, em uma resolução de 2005 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentou o uso de diversas plantas e frutas na forma de chá, com fins terapêuticos, podendo ser comercializado.

Não existe hora certa para tomar chá quando se toma pelo simples prazer que ele pode proporcionar, porém para aproveitar todos os benefícios que cada chá possui deve se prestar atenção no horário que será tomado, pois existem alguns, como o chá verde e o chá preto, por exemplo, que não devem ser consumidos a noite pela quantidade de cafeína que eles possuem.

Na busca por uma alimentação e uma vida mais saudável, o consumo dos chás pode ser um ótimo aliado, mas não deve ser utilizado como um substituto para a água. Existem alguns chás que ajudam a manter a corpo hidratado, porém é importante analisar anteriormente quais as propriedades que ele possui, pois se for o caso de algum chá que tenha níveis altos de cafeína a hidratação pode não ocorrer.

benefícios do chá de camomila

Existem diversos chás conhecidos e apreciados por todos, e um deles é o chá de camomila. A camomila é uma planta de uso medicinal, sendo muito utilizada como um calmante natural. Também conhecida como Margaça, Camomila-vulgar, Camomila-comum, Macela-nobre ou Macela-galega, seu nome científico é Matriaria recutita. A camomila é encontrada com facilidade em supermercados, farmácias e lojas de produtos naturais em todo o país. É um dos chás mais comuns e populares entre todos que existem e suas propriedades terapêuticas são conhecidas desde o período Paleolítico, quando os neandertais já utilizavam a planta, revelou a Universidade de York, do Reino Unido.

Mesmo sendo muito popular no Brasil, o maior cultivo da camomila é na América do Norte e o seu uso é feito para fins medicinais ou somente pelo sabor adocicado e suave. NEste artigo você vai saber todos os benefícios do chá de camomila e também para que serve o chá de camomila.

Benefícios e para que serve o chá de camomila

Insônia: Muito utilizada como uma calmante natural, o chá de camomila quando consumido no período noturno, ajuda a ter uma noite de sono mais tranquila e profunda.

Ajuda no combate ao câncer: A camomila possui uma substância chamada apigenina, que ajuda a bloquear as células cancerígenas e impedem a sua propagação.

Tratamento de gengivites e dores de dente: O chá de camomila possui ácido antêmico, que é uma substância oleosa e com cor escura que ajuda a tratar a má circulação, as inflamações da gengiva e as dores de dente.

Auxilia o emagrecimento: A camomila é um calmante natural, portanto é um ótimo aliado para combater à ansiedade, além de ser altamente diurético (ajuda a eliminar o excesso de líquido do corpo, eliminando aquela sensação de inchaço, principalmente na região do abdômen).

Bactericida natural: A camomila é um cicatrizante natural, muito utilizado para tratar inflamações na garganta, gengiva, aftas, herpes, e até mesmo hemorroidas.

Anti-inflamatório: O chá de camomila, se consumido regularmente, ajuda a prevenir gota, artrite e, devido ao seu poder anti-inflamatório, combate o envelhecimento precoce da pele.

Outros benefícios do consumo do chá de camomila

Evita a má digestão e úlceras;

Pode ser um excelente sedativo;

Ajuda a proteger a pele do envelhecimento precoce e dos raios solares;

Combate dores musculares;

Alivia o estresse;

Evita a insônia;

Ajuda a tratar inflamações e infecções urinárias, gripes e resfriados;

Ajuda no tratamento de feridas e inflamações, pois possui tanino, que é um cicatrizante natural;

Fortalece o sistema imunológico;

Pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais;

Reduz a hiperatividade;

Ajuda a acalma e a relaxar;

Ajuda a aliviar o enjoo;

Auxilia no tratamento de problemas do estômago, ajuda a controlar a má digestão e o tratamento das úlceras no estômago;

Ajuda a tratar casos de diarreia.

Outras utilizações

Além de todos esses benefícios que o consumo do chá de camomila pode trazer para o seu organismo:

Olheiras: Por ser um ótimo anti-inflamatório natural, o chá de camomila contrai os vasos sanguíneos e estimula os vasos a voltarem ao tamanho normal, além de acalmar e suavizar aquele aspecto cansado e arroxeado ao redor dos olhos.

Modo de utilizar: Prepare o chá e deixe esfriar, molhe o algodão com o chá e deixe agir sobre a pele por 15 minutos, depois é só enxaguar normalmente, com água fria. O ideal é aplicar o chá gelado nas olheiras para que o efeito seja ainda maior, pois o gelado ajuda a reduzir inchaços.

Espinhas: Novamente seu poder anti-inflamatório pode auxiliar no tratamento da pele, além do seu efeito calmante.

Modo de utilizar: Faça o chá e deixe esfriar, o ideal é utilizar ele gelado para fazer compressas no local com algodão. Deixe por 5 minutos e lave o rosto com água fria, repita esse processo pelo menos 5 vezes por dia. Esse processo irá ajudar a desinflamar a região e aliviar a aparência da espinha. Antes de aplicar o chá, lave bem o rosto com sabonete adstringente ou neutro para potencializar ainda mais o efeito da camomila.

Clarear o cabelo: Para cabelos com tons mais claros, o chá de camomila pode ajudar a clarear ainda mais os fios. A camomila pode ajudar a deixar o cabelo com um tom dourado e mais claro, além de não agredir os fios ele ainda pode ajudar a dar mais brilho e vitalidade para o seu cabelo.

Modo de utilizar: Prepare o chá e deixe esfriar, enxague todo o seu cabelo e deixe agir entre 20 e 30 minutos. Depois basta lavar o cabelo normalmente, de preferência com água fria (para garantir o brilho e maciez dos fios). O ideal é que esse processo seja repetido 1 vez por semana para que os efeitos sejam visíveis.

Conjuntivite: O chá de camomila pode ajudar a reduzir os sintomas causados pela conjuntivite, como o inchaço, coceira, ardor e a vermelhidão, pois possui efeito calmante.

Modo de utilizar: Prepare o chá, deixe esfriar e molhe um algodão com esse preparo. Faça a compressa por 5 ou 10 minutos e lave bem em seguida. Repita esse processo várias vezes ao longo do dia para aliviar os sintomas e lembre-se de não colocar o mesmo algodão nos dois olhos, pois isso pode agravar o problema. A conjuntivite precisa de cuidado médico, portanto o chá é apenas um método para auxiliar na redução dos efeitos colaterais dessa infecção.

Tônico facial: O tônico facial é um produto cosmético indispensável, pois limpa a pele e ajuda a desobstruir os poros, e isso pode ser feito com o chá de camomila.

Modo de utilizar: Prepare o chá e deixe esfriar na geladeira, depois aplique no rosto com o auxílio de um algodão e deixa secar na pele. O importante é que não deve ser retirado da pele, o tônico deve secar naturalmente para fazer efeito. Esse tônico também pode auxiliar a clarear manchas na pele, pois o chá de camomila possui propriedades clareadoras.

Pós-depilação: Depois da depilação, a pele geralmente fica mais sensível, inchada e vermelha, devido à irritação causada durante o processo depilatório e o chá de camomila pode ajudar a aliviar esses sintomas. Por possuir ação anti-inflamatória, o chá de camomila pode ajudar a acalmar a pele. Pode ser utilizado após fazer a barba também.

Modo de utilizar: Prepare o chá e deixe esfriar na geladeira, é importante aplicar na pele o chá gelado para aumentar o seu efeito. Molhe o algodão no chá e aplique sobre a pele, ou apenas lave o local com o chá e deixe secar, depois basta lavar normalmente. Deixe agir de 10 a 20 minutos.

Queimaduras: O chá de camomila pode ajudar a aliviar a sensação incômoda e fazer uma cicatrização da região afetada.

Modo de utilizar: Prepare o chá e deixe esfriar, depois aplique sobre a região e deixe agir por alguns minutos, depois basta lavar normalmente com água filtrada. Esse processo pode ser repetido várias vezes ao dia, e o ideal é que o chá esteja um pouco mais gelado para potencializar o efeito.

O chá de camomila possui diversos benefícios para a saúde do nosso corpo, porém pessoas com rinite alérgica, pessoas que usam medicamentos para tratar a trombose e as gestantes não devem consumir o chá de camomila.

Como preparar o chá de camomila?

Coloque meio litro de água para ferver e depois desse processo adicione uma colher de chá de camomila e abafe por 15 minutos. Após o tempo de infusão coe e pode consumir.

Muitas pessoas gostam de consumir o chá antes de dormir, pelo seu efeito calmante, o importante é não ultrapassar a quantidade diária recomendada que é entre 8 e 15 gr, não ultrapassando esse valor você irá perceber os benefícios que esse chá pode trazer para a sua saúde.

Ler 10925 vezes
Daiane

Olá, meninas e meninos. Atuo na área de beleza, saúde e bem estar há mais de 10 anos. Estou muito feliz por desenvolver esse projeto a respeito de emagrecimento para compartilhar minhas experiências, as de amigos e clientes com vocês. Por um período de minha vida tive muitos problemas com o excesso de peso, por este motivo adquiri muito conhecimento e sei o caminho do sucesso. Compilei esse conhecimento neste site para que você também atinja seus objetivos como eu atingi, porém com muito mais facilidade e agilidade. Beijinhos.

Entre para postar comentários