Conheça os Benefícios e Para Que Serve o Chá de Erva Doce

Existem alguns chás que são conhecidos por todas as pessoas devido aos seus inúmeros benefícios. O chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo somente para água. Isso significa que praticamente todos no mundo já experimentaram algum chá pelo menos uma vez na vida. E no mercado existem diversas opções. Um desses chás é o de Erva Doce, que é um chá encontrado facilmente em supermercados, farmácias e lojas especializadas em produtos naturais.

Conhecida também por deanis, funcho e finocchio, a erva doce é uma planta comestível utilizada na culinária, na perfumaria e na aromatização de diversas bebidas. Seu nome científico é Pimpinella anisum e é conhecido por todos por ser um calmante natural, assim como o chá de camomila. Mas existem outros diversos benefícios no consumo desse chá.

O chá de erva doce, como outros chás, possuem diversos benefícios para a saúde, porém é importante controlar o consumo para evitar os efeitos colaterais do consumo em excesso. Além disso, observe as contraindicações para evitar desconfortos, e se for o caso procure o médico para que ele possa auxiliar melhor nesse caso. Confira abaixo os benefícios do chá de erva doce e para que serve o chá de erva doce.

Benefícios do chá de Erva Doce e para que serve o Chá de Erva Doce

Alivia cólica intestinal e menstrual

O chá de erva doce é um poderoso calmante natural, e devido a essa propriedade é um ótimo aliado no alívio de cólicas.

Melhora a circulação sanguínea

Devido ao seu poder diurético, o chá de erva doce reduz o inchaço e melhora a circulação sanguínea. Isso é um fator muito importante para as pessoas que possuem hipertensão, já que o consumo do chá ajuda a manter a pressão arterial regularizada.

Melhora a digestão

O chá de erva doce possui ácido málico, que fornece hidrogênio em quantidade necessária à acidificação do estômago, melhorando a digestão, evitando sensações de desconforto. Além disso, o chá possui fibras, que irão ajudar a manter o bom funcionamento do intestino.

Fortalece o sistema imunológico

O chá de erva doce possui vitamina C, que combate os radicais livres e melhora a defesa do nosso organismo contra doenças infecciosas. Além de conter vitaminas B6 e A; ácido fólico, riboflavina, niacina e tiamina; ferro, cobre, cálcio, zinco, selênio, magnésio e manganês.

Auxilia no processo de emagrecimento

O chá de erva doce pode ser um ótimo aliado na perda de peso, pois ajuda a controlar o apetite devido ao seu poder calmante, além de reduzir os inchaços e melhorar o funcionamento do intestino. O seu efeito diurético ajuda a eliminar as toxinas do corpo, que ajuda a limpar o sangue e estimula as atividades dos rins e fígado.

Reduz dores musculares

O chá pode ser utilizado como forma de combater as dores musculares, já que possui efeito de um relaxante muscular.

Melhora a sistema respiratório

O chá de erva doce pode ajudar a atenuar e eliminar os sintomas de gripes, resfriados, tosses, asma e bronquite, pois auxilia a eliminar o muco acumulado, reduzindo as inflamações.

Promove um balanço hormonal

O chá de erva doce melhora a saúde do fígado, que será capaz de gerar um balanço hormonal. Além disso, o chá de erva doce estimula a produção de estrogênio, o que reduz dores musculares, e as dores e sintomas da TPM e da menopausa.

Reduz a ansiedade

Reduzir a ansiedade é um benefício que pode trazer muitos outros, afinal quando uma pessoa está mais relaxada ela emagrece, não sente dores de cabeça, nem estresse.

O chá de erva doce possui um alto poder calmante natural, que ajuda a proporcionar a sensação de calma, relaxamento e redução dos sintomas da ansiedade.

Protege o coração

Como o chá ajuda a regularizar a pressão arterial, automaticamente ajuda a proteger contra infartos e ataques cardíacos, mas o chá também protege as artérias, o que reduz ainda mais o risco de doenças cardiovasculares.

Ajuda as lactantes a aumentar a produção de leite

Apesar de o consumo não ser ideal para gestantes, o chá de erva doce pode ser utilizado por mulheres que estejam amamentando, já que ele ajuda a aumentar a produção de leite, além disso, o chá ajuda a prevenir, cólicas nos bebês, que é muito comum nas primeiras semanas de vida. Pesquisadores informaram que o uso de extrato de erva-doce eliminou a cólica em 65 por cento das crianças, significativamente mais do que em crianças que receberam um placebo. Porém é importante a consulta com o seu pediatra para que ele avalie o caso.

Previne o envelhecimento precoce

O chá de erva doce tem poder antioxidante, sendo eficaz no combate dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

Melhora o bom funcionamento do organismo

O chá de erva doce possui potássio mineral, que é essencial para o bom funcionamento do corpo. O potássio auxilia na ativação de enzimas que são importantes para o metabolismo de carboidratos e proteínas. É essencial para a transformação da glicose em glicogênio. O potássio também tem um papel importante na manutenção do equilíbrio de fluidos do seu corpo e é fundamental para a contração muscular, queima de células nervosas e o bom funcionamento renal.

Outras Vantagens

Artrite (inflamação das articulações);

Asma;

Pedra nos rins;

Alivia a diarreia;

Bronquite;

Melhora o hálito (faça gargarejos diários com o chá de erva doce e isso irá ajudar a melhorar o mau hálito, além de diminuir dores de garganta);

Cicatrizante;

Antiespasmódico (combate espasmos);

Combate gases;

Reduz a vontade de ingerir doces;

Anti-inflamatório;

Antimicrobiano (destrói ou impede o desenvolvimento de micróbios);

Expectorante;

Diurético;

Previne o câncer;

Melhora as atividades cerebrais;

Auxilia problemas respiratórios;

Palpitações;

Vermífugo;

Previne dores de cabeça;

Sudorífico (provoca ou induz a transpiração);

Bronquite,

Coriza.

Contraindicações

O chá de erva doce pode ser consumido por quase todas as pessoas, apenas no caso de gestantes, pessoas que estiverem tomando anti-inflamatórios, fazendo suplementação de ferro, ou pacientes com diverticulite (inflamação do trato digestivo), refluxo, úlcera duodenal e colite ulcerosa (doença inflamatória intestinal), devem evitar a bebida.

Como o chá de erva doce ajuda a reduzir a pressão arterial é necessário o consumo com cautela por pacientes que possuem pressão baixa.

Modo de fazer

Coloque 1 litro de água para ferver, depois de levantar fervura acrescente 8 colheres de sopa de folhas de erva doce e deixe ferver por 30 segundos. Desligue o fogo e deixe a infusão, coberta, por 5 minutos.

Depois basta coar e está pronto para o consumo.

O ideal, para qualquer chá, é consumir no mesmo dia do preparo para poder preservar todas as propriedades da erva. O chá de erva doce pode ser tomado quente ou frio.

Evite adicionar adoçantes ou açúcares para evitar interferir nos benefícios do chá.

Efeitos Colaterais do chá de Erva Doce

Lembre-se que os efeitos colaterais só irão ocorrer no caso do consumo em excesso, portanto evite tomar mais de 4 ou 5 xícaras de chá por dia.

Reações alérgicas, náuseas e vômitos.

Receitas
 

Chá de Erva Doce com Hortelã

Coloque 1 litro de água para ferver, junto com 2 xícaras de chá de hortelã picada e 5 folhas de erva doce. Quando a água ferver, desligue o fogo e coe o chá.

Deixe esfriar e adoce a gosto.

Quanto mais natural o chá estiver mais benefícios irá trazer para o seu organismo.

 

Chá de Erva Doce com Camomila

Coloque uma xícara de chá de água para ferver, assim que levantar fervura desligue o fogo e adicione 1 colher de sobremesa de erva doce e 1 colher de sobremesa de camomila, deixe a infusão abafada por 10 minutos.

Coe e deixe amornar.

Evite adoçantes e açúcares.

Esse chá ajuda a digestão, e o ideal é tomar uma xícara após as principais refeições, além de ajudar a reduzir os gases estomacais.

 

Todos os chás podem trazer inúmeros benefícios para o nosso organismo, existem diversas opções hoje no mercado para todas as necessidades, basta você verificar qual se encaixa melhor no que você procura.

O chá de erva doce é um dos chás mais conhecidos e que menos causam efeitos colaterais, portanto o seu consumo é liberado em praticamente todos os casos. Apesar de ele poder ser um ótimo aliado para quem deseja perder peso, seu efeito não é emagrecedor, ele apenas ajuda a reduzir o inchaço e melhora a digestão. Em todos os casos onde a pessoa deseja eliminar peso, o chá é apenas um aliado, e não o ponto essencial. Nesses casos é imprescindível uma boa alimentação: evite alimentos embutidos, industrializados, refrigerantes, doces e frituras e procure ingerir frutas, verduras, legumes, hortaliças e sementes. Os exercícios físicos também são fundamentais nesse momento, e é importante que sejam exercícios regulares, pelo menos 3 vezes por semana.

Por ser um poderoso calmante natural é recomendado o consumo alguns minutos antes de dormir, dessa fora o chá, principalmente se for consumido quente, irá ajudar a relaxar e ter horas de sono mais confortáveis e tranquilas.

Ler 4529 vezes
Daiane

Olá, meninas e meninos. Atuo na área de beleza, saúde e bem estar há mais de 10 anos. Estou muito feliz por desenvolver esse projeto a respeito de emagrecimento para compartilhar minhas experiências, as de amigos e clientes com vocês. Por um período de minha vida tive muitos problemas com o excesso de peso, por este motivo adquiri muito conhecimento e sei o caminho do sucesso. Compilei esse conhecimento neste site para que você também atinja seus objetivos como eu atingi, porém com muito mais facilidade e agilidade. Beijinhos.

Entre para postar comentários