Veja os Benefícios e para que serve o Chá de Folha de Amora

Existem algumas bebidas que são conhecidas por todos, e muitos chás estão incluídos nessa lista, porém todos os dias pesquisadores encontram novas funcionalidades e propriedades em diversas ervas diferentes.

Uma dessas ervas é a Folha de Amora, que vem sendo consumida com mais frequência a cada dia que são descobertas novas propriedades medicinais dessa planta. Apesar de não possuir nenhum efeito colateral confirmado, o recomendado é que o consumo seja feito de forma controlada, limitando a quantidade de 3 a 4 xícaras de chá por dia, e caso ocorra alguma reação um médico deve ser consultado. Confira abaixou os benefícios do chá de folha de amora e para que serve o chá de folha de amora.

Benefícios do chá de Folha de Amora e para que serve o chá de folha de amora

Evita o envelhecimento precoce da pele: O chá da Folha de Amora é um potente antioxidante, que combate os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce da pele, além de melhorar a aparência de rugas, manchas e linhas de expressão. Além disso, ajuda a manter a pele, unha e cabelo hidratados.

É rico em Vitamina C: A vitamina C além de ajudar o rejuvenescimento da pele, ajuda a proteger e tratar gripes, resfriados, tosses e corizas.

Combate a osteoporose: O chá da Folha de Amora possui 22 vezes mais cálcio que o leite, portanto ajuda a combater a osteoporose.

Auxilia o emagrecimento: O chá da Folha de Amora possui fibras e leveduras, que facilitam a digestão e melhoram o bom funcionamento do intestino. Além disso, esse chá inibe o acúmulo de gordura e aumenta o volume de gordura eliminada. Porém é importante que exista uma boa alimentação e exercícios físicos regulares, pois o chá é apenas um fator em todo o processo do emagrecimento, mas não consegue fazer tudo sozinho.

Melhora os sintomas da Menopausa e da TPM: A folha de amora regula os hormônios, o que ajuda a melhorar os sintomas e desconfortos provocados pela TPM e pela menopausa.

Previne a calvície: O chá da folha de amora revitaliza a circulação no couro cabeludo, rejuvenescendo os fios e inibindo progressivamente a queda dos cabelos, o que ajuda na prevenção e tratamento da calvície.

Combate a pressão alta: O chá da folha de amora, além de melhorar as taxas de colesterol e gorduras presentes no sangue, ainda normaliza e inibe a elevação arterial, pois possui o ácido y-aminobutírico (GABA), um hipotensor. Como combate a pressão alta, o chá da folha de amora ajuda a evitar problemas cardiovasculares, como o infarto e ataques cardíacos.

Protege o organismo contra o Câncer: Já foram realizados estudos que comprovam a eficácia da folha de amora no combate do surgimento do câncer.

Possui efeito bactericida: O chá da folha de amora tem o efeito de inibir a proliferação de fungos e bactérias.

Outras vantagens

Anti-inflamatório;

Previne a anemia;

Clareia a pele;

Reduz colesterol;

Melhora a circulação sanguínea;

Trata o ressecamento vaginal;

Previne doenças cardíacas;

Previne dores de cabeça;

Previne inflamações;

Previne insônia;

Trata depressão;

Alterações de libido;

Melhora a memória;

É rico em sais minerais e proteínas;

Tem efeito laxativo, sedativo, refrescante e sedativo;

Alivia dores de dente;

Eczemas;

Ajuda e previne Artrose;

Dermatoses;

Emoliente;

Nervosismo;

Irritação.

Contraindicações

Todos os chás devem ser consumidos com atenção e deve ser evitado o consumo em excesso para evitar possíveis efeitos colaterais e problemas de saúde.

O chá da folha de amora, apesar de não ter nenhuma contraindicação, é recomendado que o consumo seja feito com atenção por gestantes, mulheres que estejam amamentando, pessoas que tomam algum remédio ou que tenham pressão baixa, e, de preferência, com acompanhamento médico.

Modo de fazer

Coloque 1 litro de água para ferver e assim que começar a levantar fervura desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa de folhas de amora secas. Deixe a infusão abafada por 10 minutos, espere amornar e coe. O ideal é que o chá seja consumido no mesmo dia do seu preparo para que todas as propriedades medicinais sejam mantidas. O consumo deve ser de no máximo 3 xícaras de chá por dia, evite consumir em excesso para evitar os efeitos colaterais.

Efeitos colaterais do chá de Folha de Amora

Não existe nenhum efeito colateral associado ao chá da folha de amora que tenha sido comprovado, porém é importante que o consumo não seja feito de forma exagerada, para que o corpo não apresente nenhuma reação à bebida.

Receitas

Chá de Folha de Amora com Limão

Ferva 1 litro de água com 1 xícara de chá de folha de amora e deixe ferver por 30 minutos, aproximadamente. Deixe esfriar e acrescente o suco de 1 limão. Evite utilizar adoçantes ou açúcares para poder preservar ao máximo todas as propriedades medicinais da erva, porém caso prefira consumir o chá um pouco mais doce utilize 1 colher de chá de mel. O limão é uma fruta que possui vitamina C, que ajuda a prevenir gripes, resfriados, corizas e melhora a aparência e hidratação da pele.

Chá de Folha de Amora com Hortelã

Coloque 500 ml de água para ferver junto com 2 colheres de sopa de folha de amora, deixe ferver por 15 minutos. Desligue o fogo e acrescente 3 folhas de hortelã e deixe abafado até amornar. Tome no mesmo dia do preparo para que todas as propriedades das ervas sejam mantidas, e evite adoçar para que a bebida fique ainda mais natural. A hortelã melhora a digestão, fortalece o sistema imunológico, reduz o colesterol e melhora a disposição, além de dar um aroma e sabor especial ao seu chá.

Chá de Folha de Amora com Erva Doce

Ferva 1 litro de água com 1 xícara de chá de folha de amora, por aproximadamente 30 minutos. Desligue o fogo e acrescente 1 colher de sopa de erva doce e deixe a infusão abafada por 10 minutos. Coe, espere amornar e beba. O ideal é que o chá não esteja adoçado.

A erva doce melhora a digestão, previne dores de cabeça, gripes, resfriados e dores de barriga.

Chá de Folha de Amora com Canela

Coloque 1 litro de água para ferver com 1 xícara de chá de folha de amora e deixe ferver por 30 minutos. Desligue o fogo e acrescente 1 colher de sopa de canela em pau. Deixe abafado por 10 minutos, coe, espere amornar e beba. O ideal é consumir no mesmo dia do preparo para manter todas as propriedades do chá, e de preferência, sem utilizar açúcares e adoçantes.

A canela é um alimento termogênico, que aumenta a temperatura corporal, fazendo com que o seu metabolismo trabalhe mais rápido, eliminando gordura. Além disso, a canela previne a diabetes, previne doenças cardiovasculares, melhora problemas respiratórios e melhora infecções.

Chá de Folha de Amora com Camomila

Coloque 500 ml de água para ferver e acrescente 2 colheres de sopa de folha de amora, deixe ferver por 15 minutos e desligue o fogo. Acrescente 1 colher de sopa de camomila, deixa a infusão abafada por 5 minutos e coe. Deixe amornar e beba. O ideal é que seja consumido sem estar adoçado para que o efeito do chá seja ainda mais potente, porém caso sinta essa necessidade de preferência para adoçar com mel ou cm açúcar mascavo, sempre com pequenas quantidades. Tome o chá no mesmo dia do preparo, o ideal é até 2 horas depois da infusão para que o chá mantenha todas as suas propriedades.

A camomila é um calmante natural, que ajuda a reduzir o estresse, controlar a ansiedades, a irritação, alivia enjoo, controla a má digestão e trata úlceras no estômago.

Chá de Folha de Amora com Carqueja

Coloque 1 litro de água para ferver e assim que iniciar a fervura desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa de folha de amora secas e 1 colher de sopa de carqueja. Deixe a infusão abafada por 10 minutos, coe e espere amornar.

A carqueja melhora a circulação sanguínea, acelera o metabolismo, melhora a digestão, é diurética, previne a diabetes e inflamações. É importante lembrar que a carqueja reduz a pressão alta, portanto quem sofre com pressão baixa deve evitar consumir esse chá.

Quando fizer uma combinação com mais de uma erva verifique todas as suas propriedades e seus efeitos colaterais, e dependendo do caso reduza o consumo já que a bebida ficará ainda mais potente pela combinação com outra erva.

Como todos os chás, o chá da folha de amora pode trazer inúmeros benefícios para o seu organismo, e no caso das crianças, o chá de amora ajuda no crescimento e desenvolve muito bem a memória infantil. O importante é que o consumo seja feito de maneira adequada, e jamais em excesso.

O efeito diurético do chá da folha de amora tem um efeito muito positivo no organismo das pessoas, ajudando a eliminar a retenção de líquidos e eliminando as toxinas do corpo, porém é necessário que se mantenha hidratado, caso contrário o chá pode causar transtornos na sua saúde.

Ler 10021 vezes
Daiane

Olá, meninas e meninos. Atuo na área de beleza, saúde e bem estar há mais de 10 anos. Estou muito feliz por desenvolver esse projeto a respeito de emagrecimento para compartilhar minhas experiências, as de amigos e clientes com vocês. Por um período de minha vida tive muitos problemas com o excesso de peso, por este motivo adquiri muito conhecimento e sei o caminho do sucesso. Compilei esse conhecimento neste site para que você também atinja seus objetivos como eu atingi, porém com muito mais facilidade e agilidade. Beijinhos.

Entre para postar comentários