Conheça os Benefícios e para que serve o Chá de Gengibre

Tomar uma xícara de chá por dia já faz parte da rotina de pessoas de vários lugares do mundo, e o seu consumo fica cada dia mais popular. E a procura de chás que ajudem a emagrecer também cresce mais todos os dias.

benefícios do chá de gengibre

O gengibre é uma raiz forte, de origem asiática, com mais de 5.000 mil anos de existência, é muito utilizada na culinária e como remédio caseiro para tratar diversas doenças.

O chá de gengibre é um chá conhecido por auxiliar no processo da perda de peso, porém é preciso ter em mente que o chá pode auxiliar esse processo, mas não é capaz de ser a única solução. O chá ajuda no processo de desintoxicação do corpo, elimina a retenção de líquidos e dá um impulso no metabolismo, mas para que ele faça efeito é importante ter uma dieta balanceada: hortaliças, frutas, verduras, legumes, vegetais e sementes, além de praticar exercícios físicos regulares, o ideal é no mínimo 40 minutos de treino pelo menos 3 vezes por semana. Apesar de acelerar o metabolismo, o gengibre é apenas um dos fatores nesse processo, para manter o metabolismo trabalhando de forma adequada é importante manter hábitos saudáveis. Confira abaixo aogra os benefícios do chá de gengibre e para que serve o chá de gengibre.

Benefícios do chá de gengibre e para que serve o chá de gengibre:

Ajuda a emagrecer: O gengibre aumenta a energia, aumenta a absorção dos nutrientes e melhora a digestão. O principal fator presente no gengibre que auxilia na perda de peso é que ele acelera o metabolismo, pois é um alimento termogênico (forçam o metabolismo a trabalhar mais rápido, aumentando a temperatura corporal), que pode elevar sua taxa metabólica em até 20%. O chá de gengibre faz com o que seu corpo queime mais e mais rápido a gordura localizada. Além disso, alguns estudos mostram que consumir esse chá durante as refeições faz com que a saciedade seja ocorra mais rápido, fazendo com que a fome diminua.

Melhora os sintomas da síndrome do intestino irritável: O consumo do chá de gengibre ajuda a aliviar os sintomas do intestino irritável, pois possui efeitos calmantes sobre o sistema digestivo.



Reduz o colesterol ruim: Estudos realizados mostraram que o consumo do chá de gengibre ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e os níveis de triglicérides (gordura presente no sangue).


Fortalece o sistema imunológico: O chá de gengibre possui um alto teor de Vitamina C que fortalece o sistema imunológico e protege o organismo de gripes e resfriados. Além de aliviar a congestão nasal e combater problemas respiratórios.

Ajuda a reduzir as dores musculares: O chá de gengibre contém compostos anti-inflamatórios, conhecidos como gingerols. Essas substâncias ajudam a reduzir as dores musculares, reparam os músculos e a inflamação após treinos pesados.

Previne o envelhecimento precoce: O chá de gengibre possui fortes efeitos antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e evita o surgimento de rugas e manchas na pele.

 

Outras vantagens:

Protege contra a doença de Alzheimer;

Mata as células do câncer;

Melhora a função neurológica;

Alivia náuseas;

Melhora a circulação sanguínea;

Previne problemas cardiovasculares;

Alivia o vômito;

Alivia dores de cabeça;

Trata casos de depressão;

É anti-inflamatório, antioxidante e anticoagulante;

Alivia os sintomas da asma, bronquite e congestão do peito;

Auxilia no tratamento de artrite;

Auxilia no tratamento de artrose;

Auxilia no tratamento de infecções respiratórias;

Elimina toxinas do fígado;

Mata as bactérias ruins contida no organismo com suas propriedades bactericidas;

Atua na desintoxicação do corpo;

Alivia cólicas menstruais;

Combate o mau hálito;

Combate a ressaca;

Auxilia no trato de reumatismo, cólera e doenças nervosas;

Prevenção de azia e de gases intestinais;

Ajuda a eliminar pedras nos rins.

Modo de preparo do chá de gengibre:

Coloque em uma panela 1 litro de água com 2 cm de gengibre picado e fresco para ferver. Deixe ferver por cerca de 8 a 10 minutos, desligue o fogo e deixe abafado. Espere amornar, coe e pode beber. O ideal é que o consumo seja regular, 3 xícaras ao dia.

Quem deseja emagrecer deve evitar a adição de açúcares e adoçantes, quanto mais natural o chá for mais o seu organismo poderá aproveitar todas as suas propriedades, além disso, tomar uma xícara de chá de gengibre ajuda a eliminar a gordura durante o sono, pois ele é um alimento termogênico que acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura. É importante deixar o gengibre de molho, por uns 30 minutos, antes de realizar o chá.

Para potencializar os efeitos do chá de gengibre para gripes e resfriados, adicione uma rodela de limão e adoce com mel. Essa bebida irá ajudar a aliviar os sintomas e fortalecer o sistema imunológico. O gengibre é rico em vitamina B6, potássio, magnésio e cobre.

O chá de gengibre pode ser consumido pela maioria das pessoas, porém gestantes não devem consumir, pois os efeitos dessa raiz é algo ainda incerto. Alguns especialistas afirmam que o gengibre pode afetar os hormônios sexuais do feto e até provocar um aborto. Outros estudos, porém, mostraram que as mulheres que consumiram a raiz durante a gestação não apresentaram nenhuma alteração no feto. Como há essa incerteza o ideal é evitar o consumo durante a gestação. O gengibre é um alimento termogênico, por isso não é recomendado para pessoas que tenham hipertireoidismo, já que o metabolismo dessas pessoas já é acelerado. Além disso, crianças, pessoas com cardiopatias, enxaqueca, úlcera e alergias não podem consumir os alimentos termogênicos abusivamente, pois eles podem aumentar a pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.

O gengibre pode causar hemorragias e, por isso, as pessoas que tem distúrbios hemorrágicos devem evitar o consumo desse alimento. Para quem não tem nenhum distúrbio, o alimento, se consumido com moderação, não causa nenhum risco.

O vegetal ainda diminui os níveis de glicose no sangue, podendo ser necessário o reajuste das doses de insulina por pessoas que sofram de diabetes. As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias presentes na raiz, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Como se trata de uma especiaria basta utilizar pequenas quantidades de gengibre para obter seus benefícios, evite o consumo exagerado, pois se trata de uma raiz forte que pode causar efeitos colaterais severos.

Como todos os outros chás, o chá de gengibre deve ser consumido com cautela e atenção, sempre respeitando a quantidade diária recomendada para evitar complicações na saúde. O chá ajuda a relaxar, hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, pois é um diurético. O consumo do chá de gengibre associado a hábitos saudáveis irá garantir uma saúde resistente e o corpo ideal.

Outras receitas de chá de gengibre:

Gengibre com limão

Ingredientes:
- de 2 a 3 centímetros de gengibre fresco;
- 1 litro de água;
- 1 limão.

Preparação:
Corte o gengibre em pequenos pedaços, espere a água ferver e adicione o gengibre. Coloque o suco de um limão ou corte a fruta ao meio e a coloque, com casca, na panela. Tampe a panela e deixe em fogo baixo. Aguarde de 5 a 10 minutos e desligue o fogo. Espere esfriar, coe e tome.

Gengibre com camomila

Ingredientes:
- de 2 a 3 centímetros de gengibre fresco;
- de 2 a 3 colheres (sobremesa) de camomila;
- 1 litro de água.

Preparação:
Corte o gengibre em pequenos pedaços, espere a água ferver e adicione o gengibre. Tampe a panela e deixe em fogo baixo. Aguarde de 5 a 10 minutos e desligue o fogo. Adicione a camomila (seca) e mantenha a tampa da panela. Deixe esfriar e coe.

Gengibre com casca de abacaxi

Ingredientes:
- de 2 a 3 centímetros de gengibre fresco;
- casca de um pequeno abacaxi;
- 1 limão;
- 1 litro de água.

Preparação:
Corte o gengibre em pequenos pedaços. Corte a casca do abacaxi e lave bem. Quando a água ferver acrescente o gengibre. Tampe a panela e deixe em fogo baixo. Aguarde de 5 a 10 minutos e desligue o fogo. Deixe esfriar e coe.

Gengibre com chá verde

Ingredientes:
- 2 xícaras de água filtrada;
- 1 colher de chá de gengibre picado;
- 1 colher de sopa de chá verde.

Preparação:
Coloque a água para ferver junto com os pedaços do gengibre, assim que a água começar a borbulhar desligue o fogo, adicione o chá verde e deixe a infusão abafada por 5 ou 10 minutos. Depois basta coar, esperar amornar e consumir.

O chá verde com gengibre estimula o emagrecimento, pois ambos têm propriedades termogênicas que irão aumentar a temperatura corporal. Com isso o seu corpo irá aumentar o gasto calórico, acelerando o metabolismo e eliminando a gordura indesejada. Ambos têm efeito diurético, o que ajuda a eliminar as toxinas do corpo e aliviam aquela sensação de inchaço, principalmente na região do abdômen. Mas é importante o consumo com cautela, pois o chá verde possui muita cafeína, portanto seu consumo não deve ser feito no período noturno.

Ler 3147 vezes
Daiane

Olá, meninas e meninos. Atuo na área de beleza, saúde e bem estar há mais de 10 anos. Estou muito feliz por desenvolver esse projeto a respeito de emagrecimento para compartilhar minhas experiências, as de amigos e clientes com vocês. Por um período de minha vida tive muitos problemas com o excesso de peso, por este motivo adquiri muito conhecimento e sei o caminho do sucesso. Compilei esse conhecimento neste site para que você também atinja seus objetivos como eu atingi, porém com muito mais facilidade e agilidade. Beijinhos.

Entre para postar comentários