Conheça os Benefícios e para que serve o Chá de Hibisco

A procura por uma vida mais saudável vem crescendo mais a cada dia, e a procura por um corpo mais magro e definido, ainda mais. Todos sabem que para ter um corpo saudável e bonito devem ser feitos exercícios físicos regulares e a alimentação deve ser rica em vegetais, verduras, legumes, frutas e sementes, além de cortar produtos industrializados como, doces, refrigerantes, frituras e gordura. Mesmo assim as pessoas ainda procuram por produtos que possam potencializar os efeitos da dieta e dar aquela turbinada na eliminação dos quilos extras.

Todos os chás possuem diversas propriedades nutritivas para o nosso organismo, todos possuem algum efeito benéfico para o nosso corpo, basta escolher qual a sua necessidade e ver qual a melhor opção de consumo. O consumo regular de chá pode ser altamente positivo para o nosso corpo, porém sempre sem exageros. O ideal é que seja consumido todos os dias para poder obter os efeitos das suas propriedades terapêuticas e respeitar a quantidade diária recomendada. A maioria dos chás são diuréticos, o que é muito bom para o organismo, pois livra o corpo do excesso de líquido, melhora a flora intestinal e garante o bom funcionamento dos rins, porém para quem tem algum problema renal sério só deve consumir com o acompanhamento médico, para evitar efeitos colaterais.

O chá de hibisco é feito com as flores do Hibiscus sabdariffa, conhecido como vinagreira no Brasil. O hibisco também é conhecido como rosa-da-china, mimo-de-vênus, flor-de-graxa, graxa-de-estudante e goela-de-leão. Esse chá pode ser encontrado com facilidade, principalmente em lojas de produtos naturais. A erva para consumo não é aquela encontrada comumente nos jardins, e sim a planta usada para fins medicinais.

benefícios do chá de hibisco

Os benefícios do chá de hibisco são vários e um dos principais é o emagrecimento. Muitos chás são conhecidos por auxiliarem o processo da perda de peso, e o hibisco é mais um desses chás que vem ganhando fama e popularidade por ajudar a eliminar aquela gordurinha localizada, mas será que ele realmente ajuda a entrar em forma? Abaixo você vai saber para que serve o chá de hibisco.

Sim, o chá de hibisco pode ajudar e, muito no emagrecimento, porém é importante lembrar que o chá não consegue realizar milagres, portanto é preciso que haja uma boa alimentação e exercícios físicos regulares para garantir o sucesso do processo de emagrecimento, o chá é apenas um complemento para hábitos saudáveis. O chá de hibisco é diurético, ajudando a eliminar a retenção de líquidos, o que ajuda naquela sensação de inchaço. Além disso, esse chá age da redução da adipogênese (processo em que células pré-adipócitas convertem-se em adipócitos maduros fazendo com que seja acumulada a gordura no corpo), o que leva a combater o acúmulo de gordurinhas, principalmente aquelas localizadas na barriga e quadril.

O ideal é que o chá seja consumido regularmente para que possa apresentar resultados, em torno de 1 litro por dia, distribuídas em pequenas porções. Procure tomar o chá após as refeições, 2 horas depois, para auxiliar na digestão dos alimentos e não atrapalhar a absorção de nutrientes e vitaminas (o que pode ocorrer caso você tome o chá muito próximo do horário da refeição, o ideal é 30 minutos antes ou 2 horas depois).

Além do emagrecimento, veja outros benefícios do chá de hibisco para o nosso organismo, e para que serve o chá de hibisco:

Diurético: Foi realizado um estudo no Journal of Ethnopharmacology, da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia, que observou que o flavonoide quercetina que está presente no chá de hibisco é um dos nutrientes que ajudam a promover a ação diurética da bebida, o que é muito bom para pessoas que possuem retenção de líquido.

Regula a pressão arterial: Os flavonoides presentes no chá de hibisco diminuem a enzima que age sobre a pressão arterial, além do seu efeito diurético. Esses dois benefícios somados ajudam a controlar e manter a pressão arterial regulada.

Reduz o colesterol ruim: Por ter ação antioxidante, o chá de hibisco ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Em um estudo realizado pelo Journal of Alternative and Complementary Medicine, 53 pacientes portadores de diabetes tiveram uma redução 8% do colesterol ruim e um aumento do HDL em 16,7%.

Combate a prisão de ventre: Por ser um laxante natural, o chá de hibisco ajuda o intestino a trabalhar melhor, fazendo com que não ocorra mais a prisão de ventre.

Alivia dores de estômago: O chá de hibisco tem ação calmante e analgésica, que pode ajudar a aliviar as dores de estômago.

Ajuda a combater doenças no fígado: O chá impulsiona o bom funcionamento do fígado, o que faz com que o órgão seja desintoxicado, evitando doenças.

Previne o envelhecimento precoce: Por ser rico em antioxidantes, o chá de hibisco evita o envelhecimento precoce, prevenindo o surgimento de rugas e linhas de expressão.

Combate gripes e resfriados: O chá de hibisco é um expectorante natural, que facilita a eliminação das secreções e ajuda a aliviar e combater os sintomas causados pela gripe e pelos resfriados.

Combate a seborreia: O chá de hibisco age no couro cabeludo e combate a seborreia, pois possui propriedades anticaspa.

Alivia cólicas menstruais: Por ter ação analgésica e calmante, o chá de hibisco promove o alívio das dores das cólicas menstruais.

Melhora o sistema imunológico: Por ser rico em proteínas, carboidratos, fibras, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, vitamina C, vitamina B1 e B2, vitamina A, Ácido fólico e cálcio, o chá de hibisco ajuda a fortalecer o sistema imunológico, evitando doenças e problemas de saúde.

Previne o câncer: Por ser um rico antioxidante, o chá de hibisco pode ajudar a combater a formação de células cancerígenas.

Previne a queda de cabelo: Devido a todos os nutrientes presentes no chá de hibisco, seu consumo regular ajuda a manter o cabelo saudável, evitando a queda.

Outras vantagens:

Melhora a circulação sanguínea, o que ajuda a prevenir o entupimento dos vasos. Isso pode auxiliar na prevenção de doenças do coração e infartos;

Combate a anemia, pois é rico em ferro;

Melhora a saúde dos olhos e ossos, pois é rico em vitamina A;

Reduz as taxas de glicose do sangue;

É fonte de aminoácidos;

É fonte de vitamina C, o que aumenta a absorção de ferro, previne e trata diversas doenças;

Tem ação anti-inflamatória, que combate a inflamação das células, permitindo que elas voltem a exercer totalmente suas funções;

Impede parte da absorção dos carboidratos, que leva ao emagrecimento;

Forma de preparo:

Coloque 200 ml de água para ferver, após a fervura desligue o fogo e acrescente 1 colher de chá de flores secas e deixe a infusão abafada por 10 minutos. Coe e consuma morno ou gelado.

O ideal é que seja consumido próximo do horário do preparo para que todas as propriedades do chá sejam preservadas.

Se o seu objetivo é o emagrecimento, evite utilizar adoçantes e açúcares, quanto mais natural o chá estiver mais o seu organismo irá aproveitar os seus benefícios.

O chá de hibisco pode ser consumido regularmente, mas deve ser evitado o consumo abusivo dessa bebida, o ideal é de 4 a 6 xícaras por dia, no máximo. Suas contraindicações são para gestantes e mulheres que estejam amamentando, pois o chá pode oferecer riscos na estruturação dos genes do bebê. É contraindicado ainda para pacientes com pressão baixa, pois atua na redução da pressão arterial, o que pode causar tonturas, fraqueza e sonolência. O seu consumo em excesso pode também causar uma redução dos nutrientes do organismo, devido ao seu efeito diurético. Crianças também devem evitar esse chá. Alguns estudos científicos constataram que o consumo contínuo desse chá pode interferir nos níveis de estrogênio (hormônio feminino que controla a ovulação), podendo inibir a ovulação e provocar infertilidade transitória (que é quando o casal não consegue engravidar, mesmo sem apresentar nenhum fator grave que impeça a gestação). Portanto é necessário o consumo consciente e controlado, para evitar os efeitos colaterais.

Se o seu interesse é o emagrecimento, o chá de hibisco pode ser um ótimo aliado, e para potencializar ainda mais o efeito emagrecedor pode ser adicionado alimentos termogênicos (aumentam o calor do corpo, acelerando o metabolismo e queimando mais calorias) ao chá, como o gengibre ou a canela.

Como qualquer outro chá, o consumo do chá de hibisco não substitui o consumo da água, portanto é importante continuar tomando a quantidade de água recomendada diariamente, principalmente pelo fato de o chá de hibisco ser diurético. Caso você não tome a quantidade ideal de água por dia e consuma o chá de hibisco, isso pode causar algum dano aos seus rins, pois o efeito diurético irá forçar o seu trabalho. O ideal é consumir de 2 a 3 litros de água por dia, distribuídas em pequenas porções.

Lembre-se que para aproveitar todos os benefícios e as propriedades do chá de hibisco é necessário o consumo regular, porém sem abusos. Caso tenha algum efeito colateral é necessário que procure um médico para que ele possa analisar melhor a situação.

Ler 2260 vezes
Daiane

Olá, meninas e meninos. Atuo na área de beleza, saúde e bem estar há mais de 10 anos. Estou muito feliz por desenvolver esse projeto a respeito de emagrecimento para compartilhar minhas experiências, as de amigos e clientes com vocês. Por um período de minha vida tive muitos problemas com o excesso de peso, por este motivo adquiri muito conhecimento e sei o caminho do sucesso. Compilei esse conhecimento neste site para que você também atinja seus objetivos como eu atingi, porém com muito mais facilidade e agilidade. Beijinhos.

Entre para postar comentários