Conheça os Benefícios e para que serve o Chá de Hortelã

Muitas ervas trazem diversos benefícios para a saúde, e como são naturais, dificilmente, podem causar algum problema. Diversas ervas são conhecidas por inúmeros motivos, e uma delas é a hortelã.

A hortelã é uma planta medicinal e aromática, que pode ser utilizada em remédios naturais para tratar problemas digestivos, como a má digestão, por exemplo. Sua contraindicação é para grávidas, mulheres que estão amamentando, crianças menores de 5 anos e pacientes com refluxo ou hérnia de hiato. Se você se encaixa em um desses perfis, o ideal é que o seu médico seja consultado antes de iniciar o consumo desta erva.

Proveniente da Ásia, a hortelã é uma planta tratada como medicinal durante vários séculos. Pertencente à mesma família da conhecida menta, desde a Idade Média era utilizada para melhorar o hálito e embranquecer os dentes, além de ser utilizada para aliviar problemas estomacais.

Nos dias atuais a hortelã é usada em abundância para diversos fins, sendo encontrada facilmente em mercados, feiras, lojas de produtos naturais, supermercados e farmácias de manipulação. Seu chá pode ser preparado para infusão, a partir de folhas frescas ou secas, ou estar em pó ou em saquinhos industrializados de chá, e deve-se atentar para as diferentes receitas para cada uma das formas em que se apresenta. O ideal é que seja consumido na forma natural, pois quanto menos industrializado forem mais benefícios iram trazer para o organismo.

O chá de hortelã é um dos mais nutritivos que existem, além de ter um sabor muito agradável e refrescante. São muitas as vantagens e benefícios em consumir o chá desta erva.

Ajuda no processo de digestão: O chá de hortelã além de ser refrescante, ajuda a aliviar a dor no trato digestivo, pois auxilia os gases a se locomoverem através do estômago e intestino depois da alimentação, pois age como um carminativo (antiflatulento). Muitas pessoas consomem o chá de hortelã após as refeições para promover o fluxo de bile, o que irá ajudar na digestão dos alimentos.

Fortalece o sistema imunológico: O chá de hortelã é rico em cálcio, vitamina B e potássio, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, por isso é muito utilizado curar gripes ou resfriados. Apesar de não ter nenhuma comprovação científica, muitos pacientes com asma afirmam que o consumo regular desse chá ajuda a manter a asma estabilizada. Os ingredientes desse chá podem ajudar a aliviar os sintomas da doença e inclusive ajudar na prevenção de doenças futuras.

Ajuda no processo de emagrecimento: O chá de hortelã possui propriedades emagrecedoras que já foram estudadas e comprovadas em diversos estudos. Seu poder emagrecedor ocorre, pois a planta possui substâncias que estimulam o sistema digestivo. Outro ponto positivo dessa erva é que é uma bebida diurética, o que ajuda na eliminação de toxinas do organismo, e quando isso acontece o inchaço abdominal reduz. O seu consumo deve ser regular e o ideal é que seja após as refeições, em torno de 2 horas depois, para não atrapalhar a absorção de vitaminas e nutrientes do seu corpo. Nesse caso é importante lembrar que o chá age apenas como um auxílio no processo de emagrecimento, para que haja efeitos significativos é necessário uma dieta balanceada e exercícios físicos regulares.

Alivia o estresse: O consumo do chá de hortelã no período da noite pode ajudar as pessoas a dormirem mais facilmente por causa das propriedades presentes no chá que são capazes de aliviar o estresse. Algumas pessoas acreditam que o chá de hortelã alivia o estresse, pois ajuda a fortalecer o sistema imunológico, fortalecendo o organismo contra doenças.

Ajuda a melhorar o mau hálito: Apesar de não ter nenhuma comprovação científica, muitas pessoas consomem o chá de hortelã regularmente para aliviar o mau hálito que pode ser causado por fumar, beber álcool ou comer cebola e alho. Algumas pessoas acreditam que isso acontece, pois a erva possui propriedades aromáticas, evitando aquele odor desagradável que incomoda tantas pessoas. Alguns adeptos do chá afirmam que o chá pode inclusive acabar com esse mal e não somente momentaneamente.

Elimina problemas estomacais: A hortelã é conhecida pelo seu poder eficiente contra problemas de estômago como, a síndrome do intestino irritável, náuseas, dores de estômago, diarreia ou constipação. Para isso o ideal é o consumo do chá sem adoçantes ou açúcares. Estudos mostram que 75% dos pacientes com síndrome do intestino irritável tiveram os sintomas reduzidos por conta da hortelã.

Pode aliviar febre, tosses e náuseas: O chá de hortelã é muito consumido por pessoas que estão com algum problema estomacal, pois suas propriedades medicinais ajudam a acalmar os sintomas e aliviar náuseas. Além disso, a hortelã possui propriedades antiespasmódicas, que pode ajudar a prevenir o vômito. O chá de hortelã possui propriedades analgésicas que ajudam a acalmar e relaxar os músculos do estômago e do intestino, aliviando também problemas relacionados a estes órgãos. O chá dilui o muco e atua como um expectorante para acabar com a tosse, e também pode aliviar a tosse seca e a dor de garganta.

Ajuda o desempenho mental: O chá de hortelã age como um calmante natural, e o seu aroma pode melhorar o foco e o desempenho mental.

Outros benefícios do chá de hortelã:

Alivia a dor de garganta;

Aliviam cólicas menstruais e as dores;

Alivia a dor muscular;

Alivia os enjoos;

Alívio as enxaquecas e dores de cabeça;

Auxilia no tratamento de diarreias e dores no estômago;

Tem ação antisséptica e calmante;

A hortelã é fonte de vitaminas do complexo B, que são importantes na manutenção da vitalidade da pele, cabelo, unhas, bem como na manutenção do tônus muscular;

Protege o corpo contra o câncer;

Limpa o sangue;

Protege os dentes e as gengivas;

Pode auxiliar no combate de azias;

A planta também é rica em vitaminas A e C.

A hortelã não é utilizada apenas em chás, ela é muito utilizada em sucos, sopas, vitaminas e em diversos pratos. O seu poder aromático costuma trazer frescor para as receitas em que é utilizada. Foram realizadas algumas pesquisas em relação ao óleo de menta (extraído da hortelã), esse estudo constatou que as pessoas que inalaram esse óleo absorveram cerca de 360 calorias a menos quando comparadas as pessoas que não inalaram. Essa redução do consumo de calorias leva o corpo a eliminar a gordura corporal. A hortelã pode ser utilizada em outras formas além do chá, como cápsulas de óleo, extrato seco da planta ou na forma de óleos essenciais para a pele.

O consumo do chá de hortelã deve ser periódico e o recomendado é de 2 a 3 xícaras por dia. Evite o consumo abusivo, pois como qualquer erva, o seu poder medicinal pode trazer consequências severas para o consumo em excesso.

Como fazer o chá de hortelã:

Coloque uma colher de sopa da erva em uma panela, adicione 1 litro de água. Leve ao fogo e ferva de 5 a 10 minutos, retire do fogo e deixe esfriar. Evite açúcar ou adoçante.

O efeito refrescante do chá pode ser acentuado caso você consuma ele gelado (pode acrescentar pedras de gelo após o chá esfriar).

A infusão é a melhor forma de preparo para o chá para que sejam mantidas todas as propriedades terapêuticas da erva.

Tenha alguns cuidados na hora de preparar o chá para garantir a maior absorção de nutrientes e vitaminas: selecione as folhas mais verdes e vibrantes, os talos das folhas também podem ser adicionados à infusão, evite deixar o chá em infusão por mais tempo que o recomendado (isso pode alterar o sabor e reduzir os efeitos do chá) e evite fazer quantidades maiores do que deseja consumir naquele dia. O ideal é que o chá seja feito no mesmo dia do consumo, para garantir que nenhum efeito seja perdido.

Caso você possua algum problema renal ou no fígado é recomendado que o médico seja consultado, pois o chá de hortelã pode causar danos a esses órgãos.

O consumo de chás acontece há muitos anos, e seus benefícios são inúmeros. As poucas contraindicações, por ser um alimento natural, garantem que praticamente todos podem consumir sem que haja qualquer problema na sua saúde. O consumo deve ser feito diariamente, mas é importante que seja consumido com cautela e atenção, pois como qualquer outra erva medicinal, a hortelã pode causar intoxicação, não ultrapasse a quantidade indicada por dia.

Se utilizada de forma correta, as folhas da hortelã podem trazer inúmeros benefícios para a saúde do seu corpo e organismo. Esse erva medicinal possui propriedades diversas que irão lhe ajudar a manter seus órgãos mais saudáveis. Mesmo não tendo comprovação científica em muitos dos seus efeitos, as pessoas que a consomem com frequência garantem seus benefícios no combate a diversas doenças.

A hortelã é muito fácil de cultivar, além de ter um crescimento rápido, portanto se você tiver interesse pode cultivar essa planta na sua casa, em um pequeno vaso e garantir folhas saudáveis, frescas e naturais para seus chás, sucos e refeições.

Ler 2707 vezes
Daiane

Olá, meninas e meninos. Atuo na área de beleza, saúde e bem estar há mais de 10 anos. Estou muito feliz por desenvolver esse projeto a respeito de emagrecimento para compartilhar minhas experiências, as de amigos e clientes com vocês. Por um período de minha vida tive muitos problemas com o excesso de peso, por este motivo adquiri muito conhecimento e sei o caminho do sucesso. Compilei esse conhecimento neste site para que você também atinja seus objetivos como eu atingi, porém com muito mais facilidade e agilidade. Beijinhos.

Entre para postar comentários