Conheça os Benefícios e para que serve o Chá Verde

O chá verde já é muito conhecido no mundo todo devido a todos os benefícios que ele traz para quem o consome com frequência. Apesar de ser utilizado há muitos séculos no Japão e na China, ele foi ganhando espaço no resto do mundo aos poucos e hoje já faz parte do dia a dia de muitas pessoas.

Uma das propriedades desse chá que mais chama a atenção de todos, é o fato desta erva auxiliar no processo do emagrecimento, porém vale lembrar que o chá é apenas um impulsionador na perda de peso, para que seu efeito seja notado é preciso que a alimentação seja balanceada, sem produtos industrializados, refrigerantes, doces, frituras e que seja repleta de verduras, frutas, legumes, vegetais e sementes. É importante também realizar exercícios físicos com frequência, pelo menos 3 vezes por semana, para que o efeito seja ainda mais evidente.

Mas preste atenção nas suas contraindicações e nos seus efeitos colaterais para evitar desconfortos e problemas na sua saúde, se necessário consulte um médico para que ele possa analisar melhor o seu caso. O chá verde é encontrado facilmente em lojas de produtos naturais, farmácias e supermercados. Apesar de encontrar o chá em sachês, o ideal é que seja consumido a erva, pois os efeitos são ainda maiores. Confira abaixo todos os benefícios do chá verde e para que serve o chá verde.

Benefícios do Chá Verde e para que serve o Chá Verde

Ajuda a eliminar a gordura corporal: A epigalocatequina galato (EGCG), que é uma catequina presente no chá verde, estimula as enzimas que controlam o metabolismo das gorduras, auxiliando a quebra dessas células. Isso irá fazer com que elas sejam utilizadas pelo organismo mais rapidamente, evitando o acúmulo no tecido adiposo.

Aumenta a saciedade: Consumindo o chá verde nas quantidades diárias recomendadas, a sua saciedade irá aumentar, pois as catequinas presentes no chá agem com os receptores da leptina, que é o hormônio relacionado à sensação de saciedade do nosso corpo.

Reduz o colesterol ruim: As catequinas EGCG presentes no chá verde reduzem a absorção do colesterol, reduzindo a quantidade presente no nosso corpo. Porém ele reage apenas reduzindo o colesterol ruim (LDL), mas não aumenta o colesterol bom (HDL).

Acelera o metabolismo: O chá verde é considerado uma bebida termogênica, pois aumenta a temperatura corporal. O chá possui polifenois que inibem a ação de uma enzima e junto com a cafeína, aumenta o gasto calórico e a oxidação das gorduras. Isso fará com que o metabolismo trabalhe mais rápido, queime mais energia, evitando que a gordura se forme e se acumule, além de fazer com que a gordura seja utilizada pelo corpo.

Tem ação antioxidante: O chá verde possui catequinas que combatem os radicais livres no nosso organismo. Isso fará com que a bebida ajude a prevenir e tratar doenças crônicas, como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. Além disso, seu poder antioxidante previne o envelhecimento precoce da pele, melhorando sua aparência.

Melhora a digestão: Devido a alguns compostos bioativos, o chá verde estimula a microbiota do intestino, que também é conhecida como flora intestinal. Isso fará com que a digestão ocorra melhor, além de melhorar a imunidade.

Sensação de bem estar: O chá verde possui um aminoácido chamado L-teanina, que quando é liberado no nosso corpo, vai para o cérebro e aumenta a produção de dopamina e serotonina, que são os neurotransmissores ligados à sensação de bem estar. Além disso, o chá verde aumenta a produção de ondas alfa no cérebro, que eleva a sensação de relaxamento.

Outras vantagens

Reduz a ansiedade;

Melhora o humor;

Reduz o estresse;

Regula o intestino;

Tem efeito diurético, que faz com que o corpo elimine a retenção de líquido;

Protege as células do organismo;

Protege contra doenças do coração.

Contraindicações

O chá verde pode ser consumido, sem excessos, porém deve ser evitado por pessoas com pressão alta, com cardiopatia, insônia, gastrite, reações adversas à cafeína, anemia, osteoporose, estômago sensível, gestantes, mulheres que estão amamentando, pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes ou crianças.

Lembre-se de consultar o seu médico caso esteja entre os citados acima, somente o médico poderá avaliar o caso e verificar se irá causar algum dano a sua saúde.

A principal causa das contraindicações do chá verde é devido à alta concentração de cafeína.

Modo de fazer

Coloque 500 ml de água para ferver e assim que aparecerem as primeiras bolhas de ar, desligue o fogo. Retire do fogo e acrescente 2 colheres de sopa da erva e deixe a infusão abafada por 10 minutos. Coe, espere amornar e beba.

É importante que a água não ferva para não torrar a erva, portanto fique atento para quando as primeiras bolhas apareçam desligue o fogo.

Evite utilizar açúcar ou adoçante para preservar ao máximo todos os benefícios do chá, caso sinta a necessidade acrescente um pouco de mel.

O recomendado é o consumo de 4 a 5 xícaras de chá por dia, no máximo. Evite tomar o chá a noite, pois ele contém uma grande quantidade de cafeína que pode prejudicar a qualidade do seu sono.

Tome o chá ao longo do dia, e 30 minutos antes ou 2 horas após as principais refeições (evite tomar muito perto de comer para que não atrapalhe a absorção de nutrientes). O recomendado é que o chá seja consumido no mesmo dia da infusão para que ele não perca nenhum dos seus benefícios.

Efeitos Colaterais do chá Verde

Caso o consumo seja feito de acordo com o recomendado, no máximo 1 litro por dia, e evitar tomar no período noturno, é pouco provável que você tenha algum efeito colateral, porém se consumido em excesso os efeitos colaterais do chá verde podem ser vários, como: insônia, pirose, manchas nos dentes, hiperacidez, redução do apetite, prisão de ventre ou diarreia, irritação do aparelho digestivo.

Caso seja ingerido em grandes quantidades por um longo período, podem surgir alguns sintomas como agitação, irritabilidade, insônia, palpitação, vertigem, vômitos, perda de apetite e dor de cabeça. Na superdosagem podem ocorrer tremores e elevada excitabilidade. Os primeiros sinais de intoxicação são vômitos e espasmos abdominais. Intoxicações fatais com Chá Verde não são possíveis.

Receitas

Chá Verde com Gengibre

Coloque 1 litro de água para ferver com 1 colher de sopa de gengibre picado e assim que levantar fervura (surgir as primeiras bolhas de ar), desligue o fogo e acrescente 2 colheres de sopa rasas de chá verde. Deixe a infusão abafada por 5 minutos e coe. Espere amornar e beba.

O ideal é que o chá não seja adoçado, e que seja consumido no mesmo dia do preparo para que ele não perca nenhuma das suas propriedades.

O gengibre é um alimento termongênico que aumenta a temperatura do corpo, fazendo com que o metabolismo trabalhe mais rápido queimando mais calorias, além disso, o gengibre previne e trata gripes, resfriados, alergias, alivia dores musculares, combate o câncer e age como anti-inflamatório.

Chá Verde com Abacaxi

Coloque 1 litro de água para ferver e assim que levantar fervura (surgir as primeiras bolhas de ar), desligue o fogo e acrescente 2 colheres de sopa rasas de chá verde. Deixe a infusão abafada por 5 minutos e coe. Espere amornar e bata com 1 fatia de abacaxi.

O abacaxi possui vitamina A, vitamina C, auxilia a digestão, previne resfriados e tosses, fortalece os ossos, protege o coração, além de fortalecer a imunidade e proteger o pulmão.

Chá Verde com Hibisco

Coloque 1 litro de água para ferver e assim que levantar fervura (surgir as primeiras bolhas de ar), desligue o fogo e acrescente 2 colheres de sopa rasas de chá verde e 1 colher de sopa de hibisco. Deixe a infusão abafada por 5 minutos e coe. Espere amornar e beba.

O hibisco auxilia a digestão e ajuda a reduzir a gordura corporal.

Chá Verde com Canela

Coloque 1 litro de água para ferver e assim que levantar fervura (surgir as primeiras bolhas de ar), desligue o fogo e acrescente 2 colheres de sopa rasas de chá verde. Deixe a infusão abafada com 1 colher de sopa de pau de canela por 5 minutos e coe. Espere amornar e beba.

A canela ajuda a controlar a diabetes, combate o colesterol alto, melhora a digestão, reduz o apetite, reduz o acúmulo de gordura e ajuda a reduzir as calorias ingeridas.

Chá Verde com Limão

Coloque 1 litro de água para ferver e assim que levantar fervura (surgir as primeiras bolhas de ar), desligue o fogo e acrescente 2 colheres de sopa rasas de chá verde. Deixe a infusão abafada por 5 minutos e coe. Espere amornar e adicione o suco de 1 limão. Mexa bem e beba.

O ideal é que o chá seja consumido da forma mais natural possível, portanto sem adição de açúcares. Como o limão é um alimento amargo, se você sentir a necessidade pode acidionar uma colher de chá de mel.

O limão é um alimento rico em vitamina C, combate gripes e resfriados, ajuda a emagrecer, facilita a digestão, protege as células e combate o ácido úrico.

Ler 1332 vezes
Daiane

Olá, meninas e meninos. Atuo na área de beleza, saúde e bem estar há mais de 10 anos. Estou muito feliz por desenvolver esse projeto a respeito de emagrecimento para compartilhar minhas experiências, as de amigos e clientes com vocês. Por um período de minha vida tive muitos problemas com o excesso de peso, por este motivo adquiri muito conhecimento e sei o caminho do sucesso. Compilei esse conhecimento neste site para que você também atinja seus objetivos como eu atingi, porém com muito mais facilidade e agilidade. Beijinhos.

Entre para postar comentários