Chá de Folha de Oliveira Emagrece Mesmo? Saiba a verdade

Estamos sempre à procura de um corpo mais saudável e de alguma maneira de perder aqueles quilinhos extras. Os chás são sempre muito falados e discutidos quando o assunto é emagrecimento, mas entre tantas opções qual realmente auxilia nesse processo?

Um dos chás mais comentados no momento que ajuda a perda de peso é o chá da folha da oliveira. Mas ele emagrece mesmo? Na realidade o consumo de qualquer chá, desde que não esteja adoçado, pode ser muito benéfico na perda de peso, principalmente se forem utilizadas as ervas puras e não os saches. Quando consumimos mais líquidos, nosso corpo elimina mais as toxinas, o intestino funciona regularmente e como estamos sempre hidratados, não confundimos fome com sede (o que é muito comum entre pessoas que não conseguem manter o peso).

O chá de folha de oliveira é utilizado há milhares de séculos, apesar de parecer ser algo do momento, esse chá já era utilizado pelas culturas antigas do Egito e do Mediterrâneo para tratar diversos problemas de saúde. O nome científico dessa folha é Olea europaea, que faz parte da mesma árvore que produz o azeite e a azeitona (essa árvore é considerada uma das antigas do mundo, algumas delas podem ter mais de 2 mil anos de existência).

Muitos acreditam que o chá de folha de oliveira emagrece, além dos outros diversos benefícios que ele possui. O chá pode auxiliar realmente no emagrecimento, pois possui estimulantes do metabolismo (quando o nosso metabolismo é estimulado e trabalha mais rápido, o nosso corpo queima a gordura mais rapidamente, evitando o acúmulo de gordura).

O chá, geralmente, é menos eficaz que o extrato da folha, pois é menos concentrado, portanto para que o chá faça efeito e você possa sentir diferença é necessário o consumo regular. O ideal é que seja consumido de 3 a 4 xícaras por dia, todos os dias. O indicado é que seja consumido 30 minutos antes das refeições ou 2 horas depois, para evitar que ele interfira na absorção de nutrientes e vitaminas.

Forma de preparo:

Ferva 1 litro de água (o ponto ideal da água é quando ela começa a ferver, quando as primeiras bolhas de ar aparecem, evite deixar que a água ferva demais para não queimar as folhas)

Adicione um punhado de folha da oliveira e abafe por alguns minutos

Coe e espere amornar

Evite adoçantes e tome, de preferência, enquanto ainda estiver morno.

Várias ervas fazem bem para o nosso organismo, por se tratarem de algo natural o consumo é liberado e o chá de folha de oliveira não é diferente, ele possui diversos benefícios para a sua saúde, além do emagrecimento.

Emagrecimento: Como já foi falado anteriormente, o chá de folha de oliveira é um ótimo aliado na perda de peso, pois possui propriedades anti-inflamatórias. As inflamações podem ser uma das maiores vilãs do sobrepeso, pois quando passamos por um processo de inflamação o nosso organismo apresenta um apetite maior voltado para os carboidratos, que são ricos em calorias. O chá atua na glândula da tireoide e nas catecolaminas, que são neurotransmissores eliminados pela glândula suprarrenal e que podem ajudar a acelerar a queima de gordura, além disso, o chá de folha de oliveira aumenta a sensibilidade à insulina, o que causa um acúmulo menor de gordura na região abdominal e reduz a vontade exagerada se consumir alimentos calóricos.

Ajuda a controlar a pressão arterial: O chá de folha de oliveira possui compostos fitoquímicos que estimulam a circulação sanguínea, o que relaxa as artérias, aliviando a pressão arterial.

Protege o coração: Conforme informado à cima, o chá da folha de oliveira alivia a pressão arterial, o que reduz as chances de problemas cardíacos. Além disso, alguns desses compostos inibem a oxidação do LDL, que é o mau colesterol, e isso evita o acúmulo nas paredes das artérias (o que pode evitar ataques cardíacos e infartos).

Fortalece o sistema imunológico: O consumo regular do chá ajuda a fortalecer o sistema imunológico, pois possui compostos que fortalecem as defesas do organismo contra vírus, bactérias e fungos.

Melhora a saúde da pele e evita o envelhecimento precoce: Os antioxidantes presentes no chá de folha de oliveira são benéficos para o nosso corpo por diversos motivos, e um deles é combater o envelhecimento precoce, pois combate os radicais livres. Esse chá possui um composto chamado hidroxitirosol, esse composto tem uma capacidade de absorção dos radicais livres 10 vezes maior que os presentes no chá verde.

Protege a saúde do intestino: Isso é um benefício também para o emagrecimento, pois quando o intestino funciona regularmente, reduz aquela sensação de inchaço, principalmente na região abdominal. O chá da folha de oliveira possui oleuropeína, que é considerado um laxante natural, o que faz com que o organismo reduza a retenção de líquido e ajuda a eliminar as toxinas presentes no corpo.

Protege o fígado: O chá da folha de oliveira possui propriedade hepatoprotetora, o que significa que ele mantém o fígado trabalhando da forma adequada, evitando o acúmulo de gordura nesse órgão e permitindo a eliminação correta das toxinas, o que pode ajudar a prevenir diversos problemas no fígado.

Reduz o colesterol ruim: Esse chá contém a oleuropeína, que reduz a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade – ou LDL, o colesterol ruim. O que pode evitar diversos problemas cardíacos, já que o consumo do chá da folha de oliveira evita o acúmulo de células inflamatórias, evitando o entupimento dos vasos sanguíneos.

Ajuda a limpar o organismo: Esse chá ajuda a eliminar as toxinas do nosso corpo, realizando um detox natural, o que é benéfico para a saúde não só do nosso organismo, como da pele e dos cabelos.

Fortalece o corpo e a imunidade: As folhas da oliveira possuem grandes números de minerais, como o potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco.

Um estudo foi feito na Universidade de Southern Queensland, na Austrália com o chá da folha de oliveira. Nesse estudo grupos de ratos foram submetidos a uma dieta hipercalórica (rica em gorduras e carboidratos) por oito semanas, o que os levou a desenvolverem um quadro de síndrome metabólica. Já o outro grupo passou a receber, por mais oito semanas, um extrato de folha de oliveira, além da mesma dieta que o outro grupo de ratos. Ao final das 16 semanas, os ratos que receberam somente a dieta continuavam com síndrome metabólica, porém os ratos que haviam ingerido a de folha de oliveira apresentaram uma significativa redução nos níveis de gordura abdominal, além de uma normalização da sensibilidade à glicose e das funções do fígado e do coração.

Em um processo de emagrecimento diversos fatores devem ser levados em conta e muitas atitudes devem ser mudadas para alcançar o corpo ideal. A alimentação é um ponto fundamental nesse processo, é importante o consumo de alimentos livres de conservantes e corantes, evitar o consumo de açúcares, refrigerantes e frituras. A alimentação deve ser rica em verduras, legumes e vegetais, para que o corpo se mantenha saudável e assim evitar aquela compulsão alimentar que leva ao sobrepeso.

Os exercícios físicos também são indispensáveis para quem deseja obter uma silhueta mais enxuta e um corpo mais saudável. Os treinos devem ser realizados com regularidade, sempre obedecendo os limites do corpo. É importante lembrar que para que o corpo elimine os quilos extras, é necessário queimar mais calorias do que está sendo consumido. Não é necessário entrar em uma academia para conseguir realizar exercícios para intensificar o emagrecimento, existem diversos exercícios que podem ser feitos ao ar livre e na internet é possível encontrar diversos treinos que podem ser feitos em casa.

Uma boa alimentação combinada com exercícios físicos regulares é o segredo para manter a boa forma, mas o consumo do chá de folha de oliveira pode sim ser um ótimo aliado nesse processo. Muitas pessoas tem dificuldade em eliminar a gordura localizada, em muitos casos o metabolismo está muito lento ou o corpo está passando por algum processo de inflamação, e é nesse ponto que o chá pode auxiliar.

O chá da folha de oliveira, como já informado acima, ajuda a manter a saúde do seu corpo e pode dar uma guinada no emagrecimento. O importante é lembrar que não basta consumir uma única vez e esperar que ocorram milagres. O consumo do chá deve ser regular e jamais deve ser adoçado. Sempre dê preferência pelo consumo do chá natural, a própria erva ao invés dos chás industrializados, quanto mais naturais forem mais o seu corpo poderá aproveitar os inúmeros nutrientes que essa erva possui.

O consumo desse chá poderá lhe trazer diversos benefícios, e o ideal é que seja consumido por pelo menos 3 meses para conseguir ver os resultados. Todos podem tomar esse chá, mas existem algumas contraindicações como grávidas, lactantes e crianças ainda em desenvolvimento. Algumas pessoas podem desenvolver algum tipo de alergia as substâncias presentes no chá como podem ocorrer com outros tratamentos à base de produtos naturais, por isso o ideal é entrar em contato com o seu médico antes para garantir que você pode consumir esse produto.

Ler 2154 vezes
Daiane

Olá, meninas e meninos. Atuo na área de beleza, saúde e bem estar há mais de 10 anos. Estou muito feliz por desenvolver esse projeto a respeito de emagrecimento para compartilhar minhas experiências, as de amigos e clientes com vocês. Por um período de minha vida tive muitos problemas com o excesso de peso, por este motivo adquiri muito conhecimento e sei o caminho do sucesso. Compilei esse conhecimento neste site para que você também atinja seus objetivos como eu atingi, porém com muito mais facilidade e agilidade. Beijinhos.

Entre para postar comentários