Afinal, chá mate emagrece mesmo? Saiba a verdade aqui

A erva mate é muito utilizada no sul do país pois o chimarrão e o tereré levam essa erva em suas misturas. No entanto, inúmeras pessoas estão consumindo o seu chá porque acreditam que ele ajuda a emagrecer. Mas será que isso é verdade mesmo? Quer saber todas as verdades que os cientistas comprovaram sobre o chá mate? Então continue sua leitura!

Resultados dos estudos científicos

Recentemente foram realizados alguns estudos científicos a fim de saber quais os benefícios que a erva mate promove ao organismo de quem ingere o seu chá. Afinal, já se sabia que a cafeína estava presente em sua composição e que, por isso, estimulava o individuo. Isso por si só já indicava que o chá mate poderia ser um bom aliado na luta contra a balança pois esse estímulo contribui para a queima da gordura que está em excesso no organismo.

Mas os cientistas comprovaram que esse não é o único benefício que ela apresenta pois ficou constatado que o seu chá apresenta ações diuréticas e adstringente que ajudam a eliminar substâncias que estão acumuladas no organismo que prejudicam tanto a perda de peso quanto ajudam a engordar.

O chá mate ainda reduz o apetite e ajuda a acelerar o metabolismo. Esses dois fatores contribuem (e muito) para o emagrecimento. Ele ainda passa uma sensação leve de saciedade e ainda atrasa o esvaziamento gástrico. Ou seja, a sensação de fome é adiada. Ela ainda é muito rica em componentes anti-inflamatórios e antioxidantes.

Benefícios do chá mate

De acordo com os estudos científicos realizados na erva-mate, a ingestão da mesma proporciona os seguintes benefícios ao organismo:

Elimina toxinas do organismo devido as suas ações adstringente e diuréticas;

Ajuda a emagrecer;

Aumenta o volume da massa magra;

Possui ação antioxidante e anti-inflamatória;

Protege o coração;

Adia as rugas precoces;

Afasta o risco do surgimento de tumores.

Quantidade de xicaras de chá mate podem ser bebidas

Quem deseja ingerir essa bebida buscando perder peso o recomendado é tomar entre 1 litro e 1 litro e meio do chá mate por dia (isso equivale a quatro copos grandes ou cinco xicaras). Mas ele deve ser tomado sozinho, sem consumir algum alimento e principalmente longe das refeições.

Isso é necessário porque, quando há a ingestão de algum alimento junto com esse chá, a cafeína que a erva-mate contem acaba atrapalhando a absorção de minerais e vitaminas especialmente o ferro e o cálcio. Por isso, recomenda-se tomar essa bebida cerca de 20 minutos antes ou após o almoço ou o jantar. Além do mais, quando ela é ingerida nesse momento ela acaba estimulando os movimentos do intestino que acabam favorecendo o emagrecimento e a digestão.

No entanto, para quem deseja ficar de bem com a balança não recomenda-se adicionar açúcar ou adoçante para beber o chá mate. Para amenizar um pouco o sabor amargo que ele possui uma estratégia eficaz é bater uma fruta adocicada com a infusão. Um bom exemplo é o abacaxi, melão ou maçã.

Como preparar esse chá

Para preparar esse chá corretamente é necessário adicionar 1 colher de erva mate – ou um sachê que vende nos supermercados – em 1 xicara de aproximadamente 180 ml. Em seguida, coloca-se água em ponto de fervura e esperar amornar para coar e beber.

Se o objetivo é perder peso recomenda-se que se use um aspartame como o Stevia, por exemplo e colocar algumas gotas de limão.

Contraindicações

Quem tem hipertensão arterial que não é controlada, sofre de insônia ou é nervoso não é recomendado tomar esse chá pois ele apresenta doses altas de cafeína. Por isso, para quem não consegue dormir bem a noite, o seu consumo é recomendado até as 18 horas.

Ler 2095 vezes
Daiane

Olá, meninas e meninos. Atuo na área de beleza, saúde e bem estar há mais de 10 anos. Estou muito feliz por desenvolver esse projeto a respeito de emagrecimento para compartilhar minhas experiências, as de amigos e clientes com vocês. Por um período de minha vida tive muitos problemas com o excesso de peso, por este motivo adquiri muito conhecimento e sei o caminho do sucesso. Compilei esse conhecimento neste site para que você também atinja seus objetivos como eu atingi, porém com muito mais facilidade e agilidade. Beijinhos.

Entre para postar comentários